segunda-feira, 4 de março de 2013

Porto de Rio Grande deverá exportar 70% da safra gaúcha de soja
Porto está preparado para exportar cerca de 9 milhões de toneladas de grãos
 
Com a proximidade da safra de verão em todo o País, e a expectativa de número recordes, as autoridades já pensam em solução para o escoamento da produção no Estado. Tido como um dos maiores portos do Brasil, o Porto de Rio Grande é um dos principais pontos de saída, por onde 70% da produção gaúcha de soja deve deixar o Estado.
"Desde 2011, nós em conjunto com os terminais graneleiros, a CCGL através de terminais integrados, a Brunning, Bianchini, órgãos de controle de segurança, trabalhamos o Plano de Ação de Soja e de Grãos", disse o Superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes.
Ele destaca que todas as ações priorizam manter a agilidade no escoamento dessa safra: "De acordo com o que a gente está percebendo, no Estado todo, a estimativa da safra é de 13 milhões de toneladas de soja. Na verdade, devemos estar escoando pelo Porto de Rio Grande 9 milhões de toneladas de soja, e para isso estamos trabalhando o Plano Safra 2013 a fim de que transcorra com maior sucesso possível, com rapidez, com uma operação bastante segura, e com comprometimento com o processo de que a safra toda transcorra da maior segurança e rapidez possível", afirma Lopes.
Segundo ele, para essa safra, aproximadamente 2,4 mil caminhões devem circular pelo Porto, por dia, além de diversas barcaças e trens: "Estamos esperando aqui pelo Porto de Rio Grande, 30% da safra através da ferrovia, 10% através da hidrovia, e 60% pela rodovia, porque na realidade temos um diferencial esse ano, em que está muito rápido a questão da saída da safra de Rio Grande, visto que, diferentemente de Paranaguá, que está esperando 30 dias um navio para ser carregado, estamos trabalhando com um rodízio muito grande de navios", ressalta. "Nós estamos preparados. Vai ser uma grande safra e isso gera prêmios para os produtores. O Porto de Rio Grande está integrado, e responsável por toda a produção da região".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário