domingo, 3 de março de 2013

Monsanto mostra benefícios da INTACTA RR2 PRO™ na Expodireto Cotrijal 2013

 
Monsanto mostra benefícios da INTACTA RR2 PRO™ na Expodireto Cotrijal 2013
 
De 4 a 8 de março, os visitantes da 14ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), poderão conhecer de perto as vantagens da nova tecnologia de soja da Monsanto, a INTACTA RR2 PRO™, adaptada para o mercado brasileiro e desenvolvida ao longo dos últimos onze anos. A nova tecnologia foi testada por 500 agricultores de 275 municípios de todo o país na safra 2011/2012, número ampliado para mil produtores de 350 municípios na safra 2012/2013. No Rio Grande do Sul, 138 agricultores em 73 municípios testaram a tecnologia na atual safra, um aumento de 55% em relação à safra anterior.
O público que visitar a Expodireto Cotrijal ainda terá a oportunidade de participar de mesas-redondas e conversar com representantes da Monsanto e agricultores que já testaram o produto em suas lavouras na safra 2011/12 e os que estão testando pela primeira vez na safra 2012/13. Assim, os sojicultores poderão se adiantar e entender melhor a tecnologia antes da comercialização no Brasil, que depende apenas da liberação da China, principal importador da soja brasileira.
A Monsanto investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. A tecnologia INTACTA RR2 PRO™, por exemplo, alia três benefícios jamais vistos juntos: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas no mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção às principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready® (RR).
Além de ser eficaz contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja – lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros (Crocidosema aporema) – e lagarta das maçãs (Heliothis virescens), a tecnologia INTACTA RR2 PRO™ também exerce supressão à lagarta do tipo elasmo.
 
De acordo com Rafael Carmona, gerente de INTACTA RR2 PRO™, a tecnologia confere proteção contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja, reduzindo o número das pulverizações. “É muito importante que o agricultor consiga, cada vez mais, lançar mão do manejo integrado de pragas e essa nova tecnologia sem dúvida será muito útil ao manejo das lavouras em médio e longo prazos”, diz Carmona.
Romilton de Bortoli, sojicultor da cidade de Cruz Alta (RS), costuma realizar três aplicações de inseticidas para controlar as lagartas que atacam sua lavoura, entre elas a lagarta da soja, a falsa medideira e a lagarta das maçãs. Bortoli destaca a economia que teve na segunda fase de testes de INTACTA RR2 PRO™. “Com INTACTA RR2 PRO™, não fiz aplicação de inseticida e o controle foi de 100% da área. Isso traz um ganho de 80 reais por hectare, levando em conta a redução de custos de inseticida, diesel e água”.
 
Impressionado com os resultados obtidos, Bortoli destaca os principais benefícios da tecnologia. “Além da não incidência das lagartas, ela tem uma produtividade maior em relação à soja disponível no mercado e tem um aspecto qualitativo diferenciado em comparação à lavoura comum. A INTACTA RR2 PRO™ proporciona mais vagens à planta e facilita o manejo para o produtor.”
Escolhido para realizar o segundo teste de INTACTA RR2 PRO™ nesta safra, Régis Giovelli, produtor de soja em São Luiz Gonzaga (RS), diz que a nova tecnologia protegeu o campo experimental de ataque de lagartas, diferentemente de sua lavoura convencional, que registrou avanços de pragas como a lagarta da soja, a falsa medideira e a lagarta das maçãs. Segundo Giovelli, o prejuízo causado pelo estrago delas é grande. “Se não houver o controle, o prejuízo pode passar de 30%, mas, com INTACTA RR2 PRO™, a planta se mantém com toda área folhada desde o começo do plantio —­ não é preciso entrar na lavoura para aplicar inseticida e ocasiona economia de água também.”
Segundo Giovelli, o resultado do segundo teste de INTACTA RR2 PRO™ correspondeu às expectativas do produtor. “Esse ano, além da integridade das folhas com relação às lagartas, observei que a estrutura das plantas com a tecnologia é superior às demais e o numero de vagens é maior”.
Segundo o supervisor Comercial de INTACTA RR2 PRO™ no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Fábio Pastana, ao visitar o estande de INTACTA RR2 PRO™ e o plantio nos plots de testes comparativos na Expodireto Cotrijal, os produtores poderão se antecipar e tirar dúvidas sobre a nova tecnologia de soja da Monsanto que já está aprovada no Brasil (desde 2010), nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Paraguai, Colômbia, México, Filipinas, Tailândia, Argentina, Uruguai, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e União Europeia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário