segunda-feira, 11 de março de 2013

Milho em Santo Ângelo já tem 75% da área colhida com produtividade média de 80 sacas por hectare
Segundo dados da Emater de Santo Ângelo, cerca de 75% da área de 4.820 hectares plantados com milho já se encontra colhida.
A produtividade inicial projetada era de 70 sacas por hectare. Mas a média atual está em 80 sacas/ha, o que representa 14,3% a mais que a previsão. O agrônomo Álvaro Uggeri acredita que a colheita de milho em Santo Ângelo deva ser encerrada em maio, justamente pelo fato de lavouras terem sido cultivadas em janeiro.
O clima ideal seria pouca quantidade de chuva. Ele reforça que apenas uma precipitação normal de 40 milímetros seria o suficiente para a maturação uniforme do grão e após períodos de sol, para que então o produtor acelere a colheita.
Já o milho cultivado no ciclo “do tarde” necessita de chuvas semanais de 40 milímetros e intercaladas com períodos de tempo bom.
A previsão de uma produtividade final de 80 sacas/ha é atribuída pelo agrônomo a fatores entre os quais o clima favorável a tecnologia implantada pelos agricultores. “Os produtores também empregaram cultivares com alto potencial genético”, acrescenta.
SOJA
Em virtude da pequena falta de chuva verificada na fase crítica da soja, a quebra nas lavouras cultivadas em uma área de 36.700 hectares, permanece ainda em 10%.
A produtividade média inicial estimada era de 40 sacas por hectare. Porém, devido às perdas, esta produtividade cai para 36 sacas/ha até agora.
Como a grande maioria da cultura se encontra na fase de enchimento de grãos e um pequeno percentual em maturação, a soja necessita de precipitações semanais que variam de 40 a 50 milímetros, sucedidas de dias de luminosidade.
“A atual situação da cultura requer cuidados por parte do produtor com possível ataque de pragas e doenças que podem causar prejuízos aos sojicultores”, alerta Álvaro.
Diante do risco do aparecimento de pragas como ataque de percevejos e doenças, entre elas a ferrugem asiática, ele orienta aos produtores realizar permanentemente um monitoramento das lavouras.
Álvaro adianta que da área cultivada, nem 1% da área total foi colhida em Santo Ângelo. O pico da colheita deverá ser registrado no início de abril e que se estenderá até final do mesmo mês.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário