quarta-feira, 6 de março de 2013


Irga prepara Dia de Campo Estadual em Cachoeirinha


A apresentação da Cultivar de Soja adaptada para terras baixas e as futuras instalações Centro de Difusão de Tecnologias Orizícolas serão as principais atrações do Dia de Campo Estadual do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), nesta quinta-feira, (07), das 7h às 14h na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha.  O evento é considerado um dos maiores do setor no Brasil e deve reunir cerca de 1,5 mil produtores e pesquisadores de toda a América Latina. O governador, Tarso Genro, e o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, estarão presentes.
 
O presidente do Irga, Claudio Pereira, destaca que o Dia de Campo reflete o anseio do Governo do Estado com a produção de arroz irrigado e com as alternativas de diversificação da cultura e da renda, tornando os produtores gaúchos mais competitivos em diversos cenários.
 
A cultivar TEC IRGA 6070RR, desenvolvida em parceria com a CCGL TEC, é a primeira cultivar de soja adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas com maior tolerância ao excesso hídrico e é indicada para a rotação com a cultura de arroz irrigado.  De acordo com o gerente da divisão de pesquisa do Irga, Sérgio Lopes, o produto é resultado de 10 anos de pesquisa e será uma ferramenta importante para melhorar a rentabilidade do produtor, sobretudo na metade sul do Estado e.
 
O Centro de Difusão de Tecnologia Orizícola será utilizado para o treinamento e capacitação de técnicos e produtores rurais envolvidos na produção agrícola na metade sul do Rio Grande do Sul. A autarquia vai investir 9,2 milhões, financiados com recursos do BNDES
 
Outro destaque será a unidade demonstrativa de milho em microcamalhão cultivado em áreas de arroz irrigado. A programação conta com sete estações, onde os produtores poderão conferir as principais novidades para a lavoura desenvolvidas pela equipe de pesquisadores Irga. 

Para o Dia de Campo, foram organizadas dezenas de excursões vindas de municípios de todas as regiões arrozeiras do Estado. Além de centenas de produtores, pesquisadores, extensionistas, lideranças rurais e agentes da cadeia produtiva de arroz. 
 
 
Confira a programação:
 
ESTAÇÃO 1 - Uso de efluente urbano tratado na irrigação do arroz. Responsáveis: Graziela Scheer, Tiago Zschornack e Cláudio Mario Mundstock.
 
ESTAÇÃO 2 - Sistema de recomendação Adubarroz e manejo de água de irrigação. Responsáveis: Élio Marcolin e Felipe Carmona.
 
ESTAÇÃO 3 - Cultivando soja em rotação com arroz irrigado. Responsáveis: Cláudia Lange, Anderson Vedelago e Madalena Boeni.
 
ESTAÇÃO 4 - Semente certificada: responsabilidade, produtividade, mercado. Responsáveis: Felipe Ferreira, Athos Gadea e Paulo Massoni.
 
ESTAÇÃO 5 - Milho cultivado em áreas de arroz irrigado. Responsáveis: Rodrigo Schoenfeld e Paulo Régis Ferreira da Silva.
 
ESTAÇÃO 6 - Vitrine de cultivares, linhagens promissoras e híbridos. Responsáveis: Mara Lopes e Antônio Rosso.
 
ESTAÇÃO 7 - Armazenagem na propriedade rural: Silos Modulados IRGA. Responsáveis: Carlos Alberto Fagundes, Volnei Meneghetti e João Felix.
 
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
 
ESTAÇÃO A - Lançamento da obra do CENTRO DE DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS ORIZÍCOLAS
 
ESTAÇÃO B - Entrega de Máquinas e Equipamentos do Projeto de Modernização da Pesquisa (Financiamento do BNDES)

FONTE: www.agrolink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário