domingo, 17 de março de 2013


Evento encerra Missão Técnica Italiana do Programa Olivais do Pampa
 
Em reunião realizada, ontem, no Salão Oval da Prefeitura de Bagé, houve o fechamento das atividades da Missão Técnica italiana que integra o Termo de Cooperação Brasil Próximo, em que está sendo desenvolvido o Programa Olivais do Pampa.
Participaram, juntamente com o prefeito Dudu Colombo, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Alencar Dal Molin, o coordenador da Câmara Setorial da Olivicultura do RS, Jorge Hoffmann e o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, prefeitos e representantes dos municípios que integram o projeto, bem como de cidades como Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado e Dom Pedrito que assinaram um termo de adesão ao programa.
O prefeito Dudu Colombo saudou a visita técnica dos italianos e agradeceu a presença da professora da Universidade de Peruggia na Itália, Daniela Farinelli. “A cada dia surgem novas informações e novos conhecimentos, passando por uma qualificação de técnicos e profissionais que estão sempre acompanhando e supervisionando o projeto de perto. O tema Oliveiras significa diversificação produtiva na cadeia agroalimentar”, disse o prefeito Dudu sobre o projeto que já conta com 12 produtores rurais que aderiram ao Olivais do Pampa. Cada unidade possui um hectare. Seis estão instaladas em Bagé, sendo uma, a única pública, na Embrapa Pecuária Sul. A projeção do programa é que cada pomar possa produzir dez toneladas de azeitonas, correspondendo, dessa forma, a produção de uma tonelada de óleo.
 
Área é próspera para a oliveira
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Bagé, Alencar Dal Molin, reforçou o intuito de diversificação da matriz produtiva do projeto. “Dentro de poucos anos, essa será uma das culturas mais valorizadas da região”, disse. Opinião reiterada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi. “Há muitos anos buscamos alternativas para ampliar a renda do nosso produtor diversificando a partir de outras culturas. Assim foi com a fruticultura na metade dos anos 90 e é por isso que no ano passado criamos a Câmara Setorial da Olivicultura, porque o Governo do Estado entende e apóia o fomento a este setor”, afirmou.
As atividades desenvolvidas na semana foram destacadas por Mainardi como a parte mais importante do projeto, onde ocorre o debate técnico para o desenvolvimento da cultura. A professora italiana, Daniela Farinelli, reforçou a capacidade que a região tem para a produção de oliveiras. No entanto, ela salienta que é necessária a qualificação de técnicos a fim de que cada município possa experimentar as diversas variedades e saber quais são as melhores para cada lugar. “É neste momento que entra a questão técnica. Ou seja, somente a capacitação técnica que irá definir quais serão as melhores variedades adaptadas para a região”, aponta. Porém, Daniela Farinelli ressalta o otimismo dos gestores públicos. “O projeto irá decolar, principalmente pelo acréscimo de mais municípios ao Olivais do Pampa e o comprometimento da região. Esta área é próspera para o cultivo da olivicultura”, declarou.
 
Quatro municípios ingressam no projeto
Para o prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Maurício Barbosa Borges, a inclusão do município ao projeto esta é uma oportunidade para o crescimento da região. “O projeto Olivais do Pampa é uma maneira de gerar renda e uma grande alternativa para o homem do campo. Esta união dos municípios é fundamental para o desenvolvimento regional”, comentou. Opinião idêntica a do prefeito de Pinheiro Machado, José Felipe da Feira que salientou que a região se desenvolve a partir da diversificação com outras culturas. “Esse é um momento de cooperação técnica e de aproximação com os municípios, independente de bandeiras ideológicas”. Feira comentou que o município de Pinheiro Machado já conta com 150 hectares plantados e 100 hectares estão em um período de colheita experimental para o mês de abril. “Além disso, há no município uma indústria que está se instalando”.
No encerramento da reunião, Dudu Colombo, juntamente com prefeitos e representantes assinaram o protocolo de intenções que aprova a inclusão de Pinheiro Machado, Lavras do Sul, Caçapava do Sul e Dom Pedrito ao projeto. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alencar Dal Molin, marcou para o próximo dia 20, uma nova reunião de trabalho para definir as próximas ações e atividades do programa.


FONTE: www.jornalfolhadosul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário