segunda-feira, 18 de março de 2013

Estimativa da Emater é que sejam colhidos, em média, 44,3 sacas de soja por hectare em Três de Maio
 
Se a produção de grãos como um todo e a cultura da soja têm perspectivas de ser a maior da história no Estado, na região o otimismo não é tão forte. De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Três de Maio, Nelci Ângelo Recalcati, estima-se, no momento, que serão colhidos, em média, 44.3 sacas por hectare em Três de Maio. A perspectiva inicial já era maior, chegando a 48 sacas.
O principal agravante, conforme Recalcati foi a falta de chuva em períodos dos meses de janeiro e fevereiro. As principais localidades que sofreram com essa escassez foram aquelas que costeiam os rios Santa Rosa e Buricá, onde a perda nas lavouras pode chegar até 50%. No entanto, no estágio em que se encontra a lavoura, "as chuvas dos últimos dias foram ótimas para o desenvolvimento da cultura", destacou o engenheiro agrônomo.
Até o momento, poucos agricultores iniciaram a colheita da soja no município e estes chegaram a colher 45 sacas por hectare. Recalcati acredita que em 15 dias a maioria dos produtores comece a colheita. No Estado, a colheita atingiu dois por cento da área plantada, enquanto que no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná a colheita já ultrapassou os 50%, pois o clima mais seco no Centro-Oeste ajudou no avanço.

Clima de otimismo

Conforme a Emater/RS-Ascar, o Rio Grande do Sul poderá realizar a segunda maior safra de grãos de verão da história, com pouco mais de 25 milhões de toneladas colhidas este ano. O número aproxima-se da safra de 2011, quando os agricultores gaúchos produziram, segundo o IBGE, 26,6 milhões de toneladas de grãos, configurando-se, até o momento, como a maior safra da história do Estado.
Na cultura da soja, que teve um aumento de 9,19% da área plantada em relação ao ano passado, projeta-se uma produção de 11,84 milhões de toneladas. Este número, se confirmado, colocará a atual safra de soja como a maior da história do Estado, superando, inclusive, a de 2011, quando foram colhidos 11,717 milhões de toneladas, segundo o IBGE.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário