domingo, 3 de março de 2013

Estado dá a largada na colheita de soja

Estado dá a largada na colheita de soja Roberto Witter/Agência RBS

Produção deve alcançar 12,1 milhões de toneladas, segundo a Conab          
 
O Rio Grande do Sul deu a largada para a colheita de soja que promete recuperar o fôlego dos agricultores, que amargaram com a baixa na produtividade devido à seca da última safra. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um salto de 70% no rendimento por hectare e de 86% na produção, que deve alcançar 12,1 milhões de toneladas.

As primeiras lavouras colhidas, no Noroeste, Missões e Norte, apresentaram produtividade de 45 sacas por hectare, segundo a Emater. O engenheiro agrônomo do órgão Alencar Rugeri comenta que a colheita é feita nas lavouras onde o plantio iniciou cedo, na primeira quinzena de outubro, e representa no máximo 2% da área cultivada no Estado. Conforme Conab, foram plantados 4,6 milhões de hectares da oleaginosa nesta safra, 10% superior do que no último ciclo.

— Esta fase é de recuperação. Tivemos dois fatores a favor dos produtores nesta safra: o clima e o preço do grão — afirma Rugeri.

Apenas cerca de 5% das lavouras de soja do Estado estão prontas para a colheita, segundo a Emater. A maior parte da área cultivada, cerca de 73%, está em fase de formação dos grãos. O preço atual da saca da oleaginosa é de R$ 56,66, conforme a entidade.

Com o início da colheita da soja, o ritmo de retirada do milho das lavouras deve desacelerar. Cerca de 45% das lavouras semeadas com a cultura foram colhidas no Estado e 38% da área tem grãos maduros, prontos para serem colhidos.
 
FONTE: www.zerohora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário