domingo, 17 de março de 2013


Agricultores colhem até 35 sacas de soja/ha em Santo Ângelo
Agricultores colhem até 35 sacas de soja/ha
Agricultor Craucídio Mainardi está colhendo 30 sacas por hectare em Olhos D’Água
As primeiras lavouras da safra de soja 2013 começaram a ser colhidas em Santo Ângelo. A área total cultivada no município é de 36,7 mil hectares.
Da semana passada até agora apenas 2% das lavouras foram colhidas, alcançando um média de produtividade que varia de 28 a 35 sacas por hectare.
Na localidade de Olhos D’Água, interior de Santo Ângelo, o agricultor Craucídio Mainardi plantou 150 hectares do grão e a sua produtividade está alcançando de 28 a 30 sacas por hectare. “Está muito bom mesmo que a falta de chuva tenha prejudicado um pouco a plantação na fase de formação de vagem. Em 2012 foi um desastre, colhemos apenas três sacas”, recorda.
Segundo o técnico agrícola do Escritório da Emater, Diomar Formenton, a previsão inicial era de 40 sacas/ha e atualmente baixou para 36 sacas/ha, ou seja, 10% de quebra segundo dados da Comissão Municipal Estatística Agropecuária (Comea), formada pelo IBGE, Cotrisa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil, Alassul e Emater.
Formenton explica que esta quebra é considerada em relação à média histórica do município. “Mas se consideramos a tecnologia utilizada pelos agricultores com perspectiva de produtividade de 50 a 60 sacas/ha, o percentual varia de 10 a 50% de quebra”, finaliza.
FONTE: www.jornaldasmissões.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário