domingo, 17 de fevereiro de 2013

Safra de figo em Feliz-RS pode chegar a 1,4 milhão de quilos. 
Intenção é aumentar ainda mais a produção




Justificando o reconhecimento de Feliz como a maior produtora da fruta na região, o figo está em alta na cidade. Supera, inclusive, o morango e as amoras, embora estes sigam em destaque. Entre os agricultores, isto gera a expectativa de que a colheita, que começou em janeiro e será estendida até maio, lhes trará bons resultados. Aliás, a secretaria de Agricultura, comandada por Mauro Martini, estima que a safra poderá chegar 1,4 mil toneladas. Entretanto, o Executivo analisa plano para aumentar ainda mais a produção.

O otimismo em relação ao sucesso da safra é manifestado, por exemplo, por Daniel Sartori, de Escadinhas. “Acho que vou colher de 40 a 50 quilos da fruta em cada pé”, prevê. Se esta expectativa for confirmada, sua plantação lhe deverá gerar cerca de mil quilos de figo.
Os figos felizenses são destinados a indústrias de doces coloniais e a grandes redes de supermercados, especialmente da região metropolitana. Parte da distribuição do figo é feita pela a Associação de Produtores de Figo do Vale do Caí, presidida por Elton Martini, de Escadinhas. Ele explica que “a produção é centralizada num só local para atingirmos uma boa quantidade e, posteriormente, a empresa faz o recolhimento”. Assim, os agricultores têm garantida a comercialização da colheita e há a redução dos custos de transporte para as empresas. Vale ressaltar que, em 2012, cerca de 300 mil quilos de figo foram distribuídos com o intermédio da associação.
A secretaria de Agricultura estima que 1,4 mil toneladas de figo serão produzidas no município, em 90 hectares. Neste total estão inclusas as frutas verdes, usadas para doces em calda, cristalizados e schmiers, e as maduras, a serem consumidas in natura.
Mesmo ante a previsão de êxito quanto à safra deste ano, Mauro Martini, secretário de Agricultura, garante que a Administração municipal quer aumentar ainda mais a produção de figo. “Estamos estudando uma proposta para incentivar o plantio de figo em novas áreas”, diz ele.  

FONTE: visaodovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário