quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Retorno da chuva traz alento à soja no Rio Grande do Sul

Mesmo com registros de quebra, principalmente no noroeste do Estado, otimismo na produção se mantém

Retorno da chuva traz alento à soja no Rio Grande do Sul Diogo Zanatta/Especial
A maior parte das lavouras de soja ainda apresenta boas condições 

Para chegar ao tão aguardado desempenho recorde na safra de soja, os produtores contarão com o apoio de São Pedro nesta e na próxima semana. O retorno previsto de chuva regular em todo o Estado deve aliviar a preocupação que ainda dominava os agricultores.
A tendência é de que as projeções de colheita do grão se mantenham elevadas, de acordo com as estimativas feitas por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento e a Emater. Conforme Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, a boa notícia é que há uma mudança de padrão do tempo, que traz de volta a chuva. Segundo o especialista, o período seco entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro pode trazer perdas pontuais.
– Alguns produtores na região de Palmeira das Missões nos relataram quebra de até 30%. Mas a chuva volta. Quem teve perda não terá mais e quem estava no limite deve ter novo fôlego para o período final do desenvolvimento da soja – diz Oliveira.
Na região de Santa Rosa, depois de mais de 30 dias de tempo seco, produtores e técnicos comemoraram a chuva na madrugada de segunda-feira.
– Até semana passada, tínhamos perda de 10% na produção aqui na região – salienta Aldo Schmitt, assistente técnico regional na área de grãos da Emater de Santa Rosa.
Ivar Duarte plantou cem hectares de soja e 50 de milho. Estima que deixará de colher pelo menos 25% da lavoura:
– Minha sorte é que fiz o plantio em diferentes épocas.
Mas, conforme Dulphe Pinheiro Machado Neto, gerente técnico da Emater, o andamento geral das culturas de verão no Estado é satisfatório.

A situação
Arroz
A maior parte da cultura se encontra nas fases de floração e enchimento de grãos e, segundo os técnicos, tem bom potencial de produção. Apenas 2% das lavouras de arroz foram colhidas no Estado, percentual que deve aumentar a partir da próxima semana com o início oficial da colheita.

Milho
Na última semana, a colheita do milho chegou a 35% no Estado, com mais 25% maduro e pronto para ser colhido. O rendimento é considerado satisfatório e a boa produção deve ser confirmada.

Soja
Conforme a Emater, apesar da pouca chuva, as lavouras ainda apresentam boas condições na média geral do Estado. Cerca de 90% da cultura se encontra na fase de floração e de enchimento de grãos. A colheita deve se iniciar no mês de março.

FONTE: www.zerohora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário