terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Produtores santanenses se preparam para dar início a mais uma colheita do arroz

Cercado de expectativa. Assim está o início da colheita do arroz em Sant’Ana do Livramento, atividade que deverá ocorrer com maior frequência nos primeiros dias e semanas de março, em diversos estabelecimento da cidade. De acordo com a Engenheira Agrônoma do IRGA – Instituto Rio Grandense do Arroz em Sant’Ana do Livramento, Danieli Medeiros Righi, pelo menos um produtor, instalado na localidade conhecida como Sarandizinho, já se prepara para iniciar a colheita na próxima semana.
A abertura oficial da colheita do Arroz no Rio Grande do Sul aconteceu no último final de semana, na cidade de Restinga Seca, onde o Irga apresentou a sua primeira cultivar de soja destinada para várzeas. A cultivar TEC IRGA 6070RR foi desenvolvida por meio de um convênio com a CCGL Tecnologia, e é a primeira adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas, com maior tolerância ao excesso hídrico. A variedade é indicada para a rotação com a cultura de arroz irrigado.
De acordo com Danieli Righi, algumas lavouras santanenses ainda se encontram em estágio reprodutivo. “Os dias nublados seguidos de calor acentuado, que tem acontecido na região, interferem no processo de maturação e também aumentam a suscetibilidade das plantas à ocorrência de doenças. A média estimada de produtividade para Sant’Ana do Livramento no ano agrícola 2012/13 está aquém da produtividade registrada do ano anterior. Entretanto, a produção se dará na mesma quantia, devido ao incremento de área nesse ano agrícola. Dentro de 15, 20 dias, o 30º Nate de Sant’Ana já estará com valores seguros de produtividade das áreas colhidas até então, podendo, assim, lançar informações concretas da situação arrozeira”, afirmou a Engenheira Agrônoma do Irga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário