quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


Produtores conhecem novas tecnologias para arroz e soja em Cacequi/RS



Produtores conhecem novas tecnologias para arroz e soja em Cacequi/RS

Com o arroz na fase de formação de grãos e a soja no florescimento, a Emater/RS-Ascar e o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) realizam na próxima sexta-feira (15), a partir das 14h, em Cacequi, no Vale do Jaguari, Gira Técnica em propriedades assistidas nas culturas de arroz irrigado e soja semeada na várzea. O evento, que tem o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, aguarda a presença de aproximadamente 30 agricultores para equalizar as ações a serem utilizadas nos próximos anos em suas lavouras. 

A Gira Técnica constitui-se na demonstração de tecnologias e troca de experiências entre os produtores e será conduzida pelo técnico agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Cacequi, Zoé Fraga, e pelos representantes do Irga, técnico agrícola Angelo Milani e engenheiro agrônomo Rui Ragagnin. Para as visitas, foram escolhidas a lavoura de André Garcia Rossi, na localidade de São Lourenço, e a de Vainer José Pivetta, na localidade de Cacequizinho, ambas no 1º Distrito de Cacequi. 

Nas duas propriedades, que somam cerca de 150 hectares de área plantada, a expectativa de colheita em março é de aproximadamente 1,2 mil toneladas, com uma produtividade de aproximadamente 8 mil kg/ha. 

"Os novos processos que estão em fase de testes nas duas propriedades são alternativas para melhorar a qualidade do produto e trazer facilidades ao agricultor", afirma o técnico em agropecuária do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Cacequi, João Francisco Comiz. 

Comiz explica quais são os manejos usados nas duas lavouras para qualificar a cultura do arroz. "A adubação de base conforme análise, a adubação de cobertura - sendo a primeira aplicação antes da entrada da água -, manejo correto da água na irrigação e o plantio de arroz pré-germinado garantem bons resultados", diz o técnico. 

Na Gira Técnica, serão conferidos também os resultados do potencial produtivo das variedades Irga 424, Irga 425, Epagri 114 e Epagri 116, utilizadas nas duas lavouras de visitação. 

Outra opção que será demonstrada nas propriedades é o plantio da soja na várzea, "que pode ser alternativa para cultura do arroz e com variedades indicadas para esse sistema de cultivo", antecipa Comiz. "O benefício é o aumento da produção e das produtividades e a melhoria da qualidade dos grãos", completa ele. 

FONTE: www.agrolink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário