terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Plano Estadual de Irrigação será lançado nesta quinta em Santo Ângelo
Ações para minimizar efeitos das estiagens devem ser desenvolvidas na região
Plano Estadual de Irrigação será lançado nesta quinta em Santo Ângelo

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Departamento Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Estadual de Obras, Irrigação e Desenvolvimento apresentam na quinta-feira (21/02), às 14h, no prédio 5 da URI, o Plano Estadual de Irrigação. Todos os interessados são convidados a participar. O Plano, por meio de programas de armazenamento de água, desenvolve ações para minimizar os efeitos das estiagens, assegurando maior estabilidade a produção rural tanto a curto quanto a médio e longo prazos.
Um dos programas mais importantes do Plano é o Plano Diretor de Irrigação e Usos Múltiplos da Água para o Rio Grande do Sul, que está sendo desenvolvido em parceria com outras secretarias, sob a coordenação da Secretaria de Obras do Estado, através dos departamentos de Irrigação e de Desenvolvimento Urbano. O Plano Diretor visa identificar em nível regional as necessidades para os usos múltiplos da água e as potencialidades específicas quanto à agricultura irrigada.
A iniciativa contempla a construção de seis barragens, dois canais de distribuição de água para as barragens, mais de 22 mil açudes licenciados, implantação de Redes de Abastecimento de Água e recuperação e perfuração de poços para irrigação.
Para isso está em andamento um estudo técnico, analisando os aspectos físico-ambientais, climatológicos, socioculturais, econômicos, institucionais e legais de cada região. O programa visa transformar os problemas locais, relacionados à demanda de água, em políticas de Estado. Para alcançar esse objetivo a SOP busca envolver no processo os principais atores, entre os quais os 25 Comitês de Bacias Hidrográficas.
FONTE: Jornal das Missões

Nenhum comentário:

Postar um comentário