quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Pérola-da-terra pode atacar o mirtilo

Praga é inimiga comum dos produtores de uva, e agora começa a atacar outros tipos de frutas
Inimiga comum dos produtores de uvas, a pérola-da-terra também está atacando outros tipos de frutas, como o mirtilo. O assunto foi tema de um artigo publicado recentemente na revista Ciência Rural, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo é do pesquisador de Fitotecnia e Entomologia da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Caio Fábio Stoffel. Ele descreve o primeiro relato da praga atacando amoreiras-pretas, mirtilos e framboeseiras.
De acordo com Caio, em 2007 e 2010, plantas infestadas foram registradas nos municípios de Farroupilha e Vacaria, e exemplares da doença foram encontrados em raízes de amoreira-preta, framboeseira e mirtilo.
Os sintomas, segundo o pesquisador, são folhas com coloração diferente do normal, definhamento progressivo, diminuição da produtividade e morte das plantas.
“Essa informação serve de alerta aos produtores para que evitem o plantio em áreas infestadas com a pérola-da-terra e observem a presença do inseto no material vegetativo utilizado para estabelecer o cultivo de pequenas frutas”, frisa Stoffel.
Também são co-autores do artigo Marcos Botton, da Embrapa Uva e Vinho, e Geraldine Meyer, da empresa Proterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário