sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Mesmo com chuva, prejuízos preocupam alguns municípios 


Mesmo com chuva, prejuízos preocupam
Em diversas fases de desenvolvimento parte das lavouras poderá ser perdida. 
Mesmo com os bons níveis de chuva registrados nos últimos dias na Região Alto Uruguai, Centenário poderá decretar estado de emergência devido a estiagem que atingiu as lavouras do município.
Situado próximo a bacia do Rio Inhandava, a falta de chuvas registradas neste local desde o final do ano passado - diferente do restante da região que, com um pequeno intervalo de seca entre janeiro e fevereiro - deverá colher dentro do esperado, comprometeu significativamente as culturas de milho, soja, feijão e pastagens, abalando ainda a produção de leite, uma das principais atividades rurais destes pequenos produtores que compõe a economia local.
De acordo com o secretário de Agricultura de Centenário, Adriano Ostrowski, a economia do município é basicamente agrícola e em virtude da falta de chuvas durante o desenvolvimento destas que são as principais culturas locais, as consequências para o município são enormes. Segundo ele, tanto a soja, bem como o milho, pastagens e consequentemente a produção leiteira, as perdas deverão ultrapassar os 30%. Já o feijão deverá passar dos 35% de quebra de safra, fazendo com que a prefeitura não tenha outra escolha a não ser decretar situação de emergência.
Viadutos enfrenta a mesma situação, sendo também um município que tem sua economia sustentada pela agricultura. Conforme com o secretário de Agricultura, Evandro José Baldissera, ainda em dezembro do ano passado o município decretou situação de emergência, aguardando a homologação da Defesa Civil. Segundo ele, as perdas nas diversas culturas agrícolas giram em torno de 30%, com exceção da soja, que está em torno de 10% e com possibilidades de recuperação em virtude das últimas chuvas. Da mesma forma que Centenário, o milho é o principal prejudicado pela estiagem, pois mesmo com o retorno das chuvas, não há mais como reverter as perdas, que refletem também na silagem para alimentação bovina de leite, prejudicando também este segmento.
Além destes municípios, Carlos Gomes e Áurea, que se localizam nesta mesma área da região também sofrem em razão da estiagem. Em Carlos Gomes as perdas na cultura do milho ultrapassam os 40% e a da soja 30%. O secretário de Agricultura, Sérgio Waldemar Kolassa informou que a boa quantidade de chuvas que caiu nos últimos dias já trouxe um alento aos produtores, que poderão até ter uma recuperação nas culturas de soja, as quais, em sua grande maioria, ainda se encontram em fase de maturação, mas quanto ao milho não há mais como reverter os danos. Ele informou que o município até então não estuda decretar estado de emergência, mas não descarta esta possibilidade.
FONTE: www.jornalbomdia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário