segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


Manchas com origem desconhecida causam prejuízos nas lavouras de melão do Rio Grande do Sul
Engenheiros agrônomos indicam que o problema nas frutas seja causado por fungo ou bactéria

Produtores de São Jerônimo, região carbonífera do Rio Grande do Sul, estão intrigados com a safra de melão devido ao aparecimento de manchas com origem desconhecida nas frutas. A praga já chegou a afetar 80% de algumas lavouras do Estado.
O produtor Jair Corrêa conta que percebeu que as folhas do fruto também estavam arrasadas. Ele acrescenta que nunca viu esse tipo de mancha.

– Em uma lavoura eu perdi umas 30 toneladas. Era lavoura para 40 toneladas e eu colhi 10 toneladas – diz o produtor.

O agricultor Adelar da Silveira perdeu quase 80% da lavoura. Ele relata que o prejuízo começou quando ele comprou uma muda em um estabelecimento comercial.

– Falam que é uma bactéria. Me indicaram um ativador da planta e, depois do ativador, um bactericida – diz o produtor Luciano da Luz .

As manchas amarelas criam buracos na casca das frutas e apodrecem o interior do melão. Engenheiros agrônomos da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul indicam que o problema seja causado por fungo ou bactéria.

O resultado das análises nas mudas e frutas deve sair em 10 dias. Para produtores que encontrarem os mesmos sintomas na lavoura, a sugestão é que procurem assistência técnica.

FONTE: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário