quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Incidência de pragas aumenta devido ao clima
 
Lagarta-da-maçã ataca lavouras a partir do estágio reprodutivo da planta

A incidência da lagarta-da-maçã em lavouras de soja está maior nesta safra. O calor e o bom desenvolvimento da cultura estão entre os fatores que favorecem o desenvolvimento da praga. Além desta, a falsa-medideira também tem aparecido em algumas propriedades. As duas espécies são de difícil controle e os agricultores devem estar atentos ao problema para evitar perdas na produtividade.
“Tem ocorrido a presença dessas duas lagartas na cultura da soja. A lagarta da falsa-medideira vem surgindo há mais tempo, e tem aumentado essa presença no decorrer das últimas safras. Já, a lagarta-da-maçã, assim chamada devido a sua presença e ataque na cultura do algodão, tem sido verificada sua presença em várias regiões do RS, em algumas regiões com maior intensidade que outras", explica o engenheiro agronômo do Departamento Técnico da Cotrijui, Osmar Lohmann.
"Além da lagarta-da-maçã, os pesquisadores registraram a presença de outra lagarta que possui uma extrema semelhança com essa espécie, a helicoverpa gelotopoeon", disse Lohmann, destacando que essas duas pragas atacam da mesma maneira, ficando difícil sua distinção, sendo possível somente quando em formato de mariposa.
Apesar da praga não desenvolver uma população muito grande, ela pode causar prejuízos expressivos quando não controlada adequadamente. “Essas lagartas têm uma característica muito interessante, porque são de difícil controle, e não existe uma receita única. Mas é importante que produtores e técnicos conheçam  bem o perfil dessas pragas, façam a correta identificação, saibam dos seus hábitos e entendam a sua agressividade nas lavouras", acentua.
De acordo com Lohmann, pelo fato de essas pragas ficarem na parte mediana da planta, e atacarem principalmente a partir do estágio reprodutivo, em que a ação do produto é mais no topo da planta, é importante "aplicar  o veneno nas condições mais favoráveis, utilizando um bico adequado que tenha mais profundidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário