quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


Frederico Westphalen inicia tratamento de água no meio rural

Em reunião realizada no início do mês, a Secretaria da Agricultura reuniu-se com presidentes das associações de diversas comunidades rurais do município, para abordar a respeito do tratamento de água dos poços de abastecimento dessas localidades. Na ocasião,estavam presentes, o Prefeito Roberto Felin Junior, o Secretário da Agricultura, Lauro Luiz Somavilla, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Célio de Pellegrin e a Chefe do Escritório da Emater, Vera Cancian.
Entre algumas medidas prioritárias, ficou definido que a prefeitura pagará o tratamento de água potável e os presidentes das associações das comunidades assumirão os custos dos equipamentos responsáveis por deixar a água potável. O tratamento iniciará assim que for concluído o processo legal de contratação da empresa que realizará o serviço. A fiscalização ficará a cargo da Vigilância Sanitária do município e dos agricultores beneficiados.
 Vera Cancian, chefe do escritório da Emater,enfatizou que, além do tratamento da água, os agricultores devem fazer limpeza periódica nas caixas d’água e reservatórios para que fique assegurada a qualidade da água.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Lauro Luiz Somavilla, há vários projetos em tramitação visando à liberação de recursos para ampliação da rede de abastecimento de água no interior de Frederico Westphalen.Com o objetivo de sanar essa carência, já estão sendo efetuados levantamentos para mapear as comunidades que ainda não tem poços de abastecimento. “A prefeitura, com recursos próprios, fará adequações e construção de pequenas redes, atendendo as famílias dentro dos recursos disponíveis. A Secretaria de Obras já está levando água para inúmeras famílias do interior que não possuem água porque os poços secaram”, afirmou Somavilla.
Esses poços secaram por diversos motivos, ou por baixa vazão ou porque foram perfurados, possuem boa vazão, no entanto não há potabilidade da água.
Na cidade existem diversas comunidades que necessitam de pontos de abastecimento de água. Muitas vêm enfrentando a falta deste bem indispensável a vida. Carros pipas levam água todas as semanas para algumas localidades. Visto que além da pouca chuva desta época do ano, a maioria dos pontos de abastecimento possui algum contaminante que não deixa o líquido próprio para consumo. 
“Devido ao volume de recursos necessários para deixar as redes de abastecimento funcionando da forma correta, estamos fazendo por partes. Além disso, nós vamos intensificar um programa de sensibilização com toda a comunidade do interior para a viabilidade da construção de cisternas. Com a captação de água das chuvas, especialmente para os agricultores que precisam para tratar seus animais”. – confirmou o secretário.
Durante décadas as famílias do interior de Frederico Westphalen vinham se organizando para captar e conseguir água através das fontes superficiais. Porém, nos últimos anos com o desmatamento, muitas dessas fontes secaram e muitos locais foram contaminados. Por isso, está se buscando novas opções para sanar este problema que se arrasta há muito tempo.
    Existem 21 localidades do município que possuem poços artesianos. São elas: Linha Getúlio Vargas, São João do Porto, Santos Anjos, São Brás, São Paulo, Encruzilhada, Vila Carmo, Bela Vista, Ponte do Pardo, Balsan, Volta Grande, Catelinho, Faguense, Linha Garleti, Barra do Braga, São Francisco, Linha Rocha, Linha Osvaldo Cruz, Boa Esperança, Linha Manfio e Vaneli, Linha Milani e Cadoná, Alto da Colina, Linha Progresso e Linha Nova. Já os locais que possuem fontes drenadas são apenas três: Linha Brondani, Linha São José e Linha São Roque.
    Apesar de por muitas vezes discordarem de ter que pagar pelo tratamento, ou do gosto que fica na água após este, os moradores compreendem que é mais saudável quando a água passa pelo processo de purificação.
    "A água para vir da Corsan é muito cara para nós. Com o poço artesiano da associação que compreende 35 famílias é mais econômica e melhor. A água do poço artesiano era boa, agora a gente percebe quando colocam o produto, mas precisamos colocar o produto para ser saudável. A água também fica boa."- explicou Elisa Piovesan. A moradora do Bairro Bela Vista é uma das que utilizam da água que não vem propriamente disponibilizada da Corsan. 
Há outros moradores nas linhas de Frederico que utilizam dos poços artesianos, fontes ou águas da chuva, mas que não possuem instalações corretas. Com açudes próximos, onde a água é contaminada e não recebe nenhum tipo de tratamento. Mas aos poucos, para evitar que em pleno século XXI todas as pessoas tenham acesso à água potável, de boa qualidade e que não fique por longos períodos de tempo sem ela, associações e órgãos públicos vem desenvolvendo projetos e palestras para melhorar e desmistificar a ideia de que o processo deixa um gosto ruim e é caro. 

FONTE: www.jornalfrederiquense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário