quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Fase crítica da soja é beneficiada pelo clima no RS



Fase crítica da soja é beneficiada pelo clima no RS

Com 97% das lavouras na fase de floração/formação dos grãos - fase crítica quanto à deficiência hídrica para a soja, a cultura foi beneficiada pela chuva nos últimos dias. A manutenção de um bom percentual de umidade no solo durante esse período tranquiliza o produtor nesse sentido, dando indícios de bons rendimentos. Conforme o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, a confirmação desse cenário se dará dentro de poucos dias, uma vez que as primeiras lavouras começam a entrar em maturação e deverão ser colhidas brevemente. 

Produtores estão muito perto de finalizar a colheita da 1ª safra de feijão do RS, restando apenas 7% da área, que se localiza, basicamente, na Serra Gaúcha, última região a semear a leguminosa, e onde chega a conviver com parte do período/ciclo da safrinha, cuja semeadura já atinge cerca de 40% da área estimada do Estado, sendo impulsionada atualmente pela boa condição climática.

A safra 2013 de arroz evolui de forma satisfatória com as lavouras, intensificando o processo de maturação, alcançando, nesta semana, 13% do total. Nesse sentido, 4% delas já foram colhidos com rendimentos dentro do previsto. Esse percentual poderia ser maior não fosse o tempo úmido e com chuvas ocorridas nos últimos dias, que limitou os trabalhos de campo. As lavouras que se encontram nas demais fases de evolução apresentam, também, bom desenvolvimento, não sendo visíveis maiores empecilhos para obtenção de uma boa produção. 

O retorno das chuvas em todas as regiões produtoras beneficiou o milho, principalmente as lavouras que ainda se encontram em floração e em fase de formação de grãos. Apesar de alguns problemas pontuais relacionados com deficiências hídricas localizadas em algumas regiões produtoras, os rendimentos obtidos nos 38% já colhidos seguem situando-se, em média, acima das expectativas iniciais, assim como o potencial apresentado pelos 29% que já se encontram em maturação.

FONTE: www.agrolink;com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário