quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


Cruz Alta foi palco do segundo Tour da Soja




Discutir e apresentar as melhores soluções do manejo para a condução da cultura da soja foi o objetivo do 2º Tour da Soja, que aconteceu na cidade de Cruz Alta (RS). O evento realizado pela Unidade de Proteção de Cultivos da BASF foi realizado na propriedade Agropecuária São Felipe, de Tiago Rubert, às margens da Rodovia BR 377 em Cruz Alta (RS). O produtor é o atual campeão brasileiro de produtividade na categoria soja irrigada do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da safra 2011/2012, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), colhendo 102 sacas/hectare.
Na propriedade está sendo conduzido um campo experimental com 17 variedades de soja, em duas épocas de semeadura – uma em outubro e outra em novembro, além da lavoura comercial do produtor. Entre as técnicas de manejo na propriedade são utilizados diferentes espaçamentos, doses de nitrogênio e a utilização do já consagrado Sistema AgCelence® Soja da BASF.
Durante a visita guiada à propriedade o professor da Universidade de Passo Fundo, Dr. Carlos Alberto Forcelini, abordou o manejo fitossanitário, dando ênfase à necessidade de introdução no mercado do novo grupo químico de fungicidas a base de carboxamida e no desenvolvimento das lavouras na próxima safra. Já o produtor Tiago Rubert contou os seus principais desafios para obtenção de altas produtividades.
Tecnologias e serviços visando alta produtividade
Na ocasião foram apresentados ainda alguns produtos e serviços exclusivos da BASF como o Digilab Mobile, o AgroDetecta e o Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top.
Já bastante conhecido no meio rural, o Digilab auxilia usuários na identificação dos sintomas das principais doenças, pragas e plantas daninhas em diferentes culturas, com o auxílio de um microscópio digital para capturar a imagem e de uma biblioteca virtual de saúde vegetal para consultar e comparar as imagens capturadas. A novidade é que o serviço foi estendido para tablets e agora conta com uma lupa conectada via wirelless (sem fio) que proporciona um aumento de até cinquenta vezes, ideal para uso a campo. O novo serviço permite agilidade e mais mobilidade facilitando o trabalho agrícola.
Outro recente lançamento levado ao evento foi o AgroDetecta, que oferece suporte ao produtor indicando os melhores momentos para realizar as pulverizações visando o controle de diversas doenças em diferentes culturas. Seguindo o conceito de agricultura de precisão, o AgroDetecta atua por meio do monitoramento agrometeorológico, que é realizado por uma rede de estações meteorológicas associadas ao processamento das informações capturadas por meio  de modelos matemáticos de previsão de ocorrência de doenças. Desta forma, o sistema consegue indicar previamente o momento mais adequado para efetuar o controle. “Com o AgroDetecta o produtor é alertado com uma antecedência de até dez dias. Com isso há uma diminuição nas possíveis perdas relativas a ocorrências de doenças. É mais um serviço da BASF com o objetivo de otimizar custos e aumentar a rentabilidade do agricultor”, afirma o gerente regional de Ijuí da BASF, Andreas Schultz.

FONTE: www.agrolink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário