segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


Colheita da uva em Encruzilhada do Sul

Os parreirais carregados e praticamente maduros indicam que é chegado o momento da colheita de mais uma safra em Encruzilhada do Sul.







As vantagens climáticas para o cultivo da uva em Encruzilhada do Sul começaram a ser descobertas no início da última década e a cada ano atraem novos investidores, principalmente vitivinicultores da serra gaúcha. Além disso, diversos outros agricultores já descobriram as condições favoráveis para a produção da fruta em solo encruzilhadense. Os pequenos produtores, em sua grande maioria, cultivam a uva de mesa das variedades Bordô, Isabel, Niega Rosa, Niega Branca e Francesa Preta, aproveitada para o consumo in natura e também para a fabricação de sucos e vinhos artesanais.

No entanto, diferentes variedades da fruta são cultivadas pelas viníferas, tais como cabernet sauvignon, merlot, chardonnay, entre outras. As uvas destinadas para a fabricação de vinhos e espumantes são produzidas em Encruzilhada do Sul e transportadas para outros municípios, especialmente na serra gaúcha, onde acontece a industrialização.
Neste ano, as colheitas começaram antes do tempo previsto com relação aos anos anteriores, motivo que se deve ao adiantamento no processo do amadurecimento da fruta. Porém, algumas safras só estarão prontas para colheita a partir de março, segundo o chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Genésio Olavo Schafer, que passou-nos algumas informações sobre esse período de colheita.
Nossa reportagem foi até o vinhedo de propriedade do investidor Elio Perini na localidade do Passo dos Silvas em nosso município para ver de perto a colheita que está sendo feita no local.
Elio informou que a expectativa da colheita da safra de 2013 é bem maior que a do ano passado: - “No ano passado sofremos com algumas imperfeições nas frutas, o que prejudicou alguma parte do aproveitamento das mesmas. Neste ano a seca favoreceu-nos, de certa forma, fazendo com que a uva amadurecesse mais depressa e com isso adiantando o período da colheita, que começou dez dias antes da data inicial dos outros anos.”
Quem também acompanhou-nos durante a visita, foi o encarregado geral da colheita, Rogério Gapinski, que contou-nos sobre as uvas que estão sendo colhidas no momento. “No momento estamos colhendo as uvas de qualidade branca, que são as moscato e chardonnay, destinadas principalmente à produção de espumantes. Daqui a alguns dias, começará a colheita das uvas tintas, merlô e cabernet que são as frutas mais usadas para fazer vinhos.”
O senhor Elio Perini é parceiro da Casa Valduga, destinando as frutas do seu vinhedo para a produção dos produtos da empresa.

FONTE: www.correiopopulaonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário