terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Áreas irrigadas produzem três vezes mais do que o normal
 
O milésimo pivô instalado no Estado por uma empresa da região Noroeste, foi financiado pelo programa Mais Água, Mais Renda. Segundo o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, é preciso incentivar a irrigação no Estado, já que isto é uma garantia de que o produtor irá colher aquilo que plantar.
O milésimo pivô foi adquirido pela família Sartori, para irrigar a lavoura de milho da propriedade, localizada em Vista Alegre, no interior de Pejuçara. O produtor, segundo o coordenador técnico do Mais Água, Mais Renda, André Stolaruck, espera triplicar a produtividade, saindo dos 62 sacos por hectare obtidos na safra passada para 220 sacos.
O ato de instalação deste equipamento, ocorrido no último sábado, reuniu cerca de 120 produtores da região, que também participaram de visita técnica às instalações.
O contrato de subvenção com o governo do Estado foi assinado em Ijui, neste mês, durante a Abertura da Colheita do Milho, na presença do governador Tarso Genro e do secretário Luiz Fernando Mainardi. Além deste, assinado pelo produtor Flávio Sartori, outro contrato foi assinado pelo produtor João Commandeur.
Através do programa, que oferece linha de crédito a produtores gaúchos para compra de equipamento de irrigação, Sartori conseguiu comprar um pivô (equipamento de irrigação) para trabalhar a sua plantação de milho.
O equipamento custou R$ 301mil, valor que será pago em 12 parcelas anuais com juros de 2%. A primeira e a última prestação serão pagas pelo Estado: "Com este investimento pretendo aumentar a produção de milho em até 80%", anunciou o produtor.
"Precisamos evoluir para uma outra realidade. Se pegar de exemplo os países produtores, como os EUA, veremos que 90% da produção é irrigado", destaca Mainardi, sobre a intenção do governo estadual de ampliar as áreas de cultivos irrigadas no Estado, buscando seguridade na produção e maior rentabilidade ao produtor.
"Eu acho que nós conseguimos romper com aquela cultura da não irrigação, de achar que vai chover e que São Pedro é brasileiro, e com isso temos safras boas, mais ou menos e as que nós perdemos tudo, como aconteceu na última safra. É um problema cultural", explica o secretário.
Segundo ele, é preciso que o produtor perceba que a irrigação é garantia de produção: "Se você plantar tendo água, você sabe que vai colher, além de produzir, no caso do milho, três vezes mais em média, conforme estudos divulgados pela Universidade de Santa Maria, com base na realidade", disse Mainardi.
Ele acentua que em dois anos é possível saldar o pagamento da aquisição dos equipamentos: "E o Estado para o pequeno e médio produtor paga um terço, e para o grande produtor se compromete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário