domingo, 24 de fevereiro de 2013


Agricultores da região de Bento Gonçalves temem encalhar excedente da produção de uvas


Antônio Donati enfrenta problemas para escoar toda a produção





Mesmo com a garantia de escoamento da safra, alguns produtores alegam que enfrentam dificuldades para comercializar algumas variedades. Apesar da qualidade da fruta estar excelente, os produtores temem que as vinícolas não irão absorver 100% da safra em função dos estoques ainda remanescentes dos últimos dois anos. “Estamos próximos do auge da safra e muitos produtores ainda não sabem para quem vão vender sua uva, principalmente, as viníferas tintas. A gente começa a desanimar porque ano após ano a situação se repete e sobra sempre para o agricultor. Eu já penso em investir em outras coisas para acabar com esse estresse a cada safra”, lamenta Domingo Carraro, que produz 500 mil quilos de uva, 400 mil comuns e 100 mil viníferas, no Vale dos Vinhedos.

O produtor Antônio Donati, da localidade de Santo Antônio, no distrito de São Pedro, concorda. Para ele, um dos problemas enfrentados por muitos agricultores é a colocação de toda a colheita. “Foi meio chorado, mas consegui colocar tudo o que colhi”, revela. A mão de obra e o baixo preço da uva também dificultam ainda mais a situação de alguns produtores. Donati relata que muitos trabalhadores querem trabalhar com diárias e quando tem um certo valor na mão simplesmente vão embora. “Desse jeito não temos certeza se eles vão ficar até o fim da colheita, é bem complicado”, argumenta.

Alguns produtores estão investindo em outros setores para conseguir suprir os custos com a uva. A produtora Jaqueline Ferrari trabalha também com o turismo, e o seu marido deseja deixar o parreiral daqui há alguns anos. “A parreira mal dá para ele sobreviver, os outros da casa vivem todos do turismo”, enfatiza. A safra desde ano é uma das melhores, segundo Jaqueline, a uva Isabel está com boa colocação porém a moscato está sem comprador e os incentivos são poucos. “A situação está difícil, depois querem que os nossos filhos fiquem na roça”, declara.

A garantia de escoamento faz com que as vinícolas estimem receber toda a safra. Na Vinícola Salton, por exemplo, a expectativa é de receber 9,7 mil toneladas de uvas brancas (61%) e 6,2 mil de uvas tintas (39%). Além da produção de seus fornecedores habituais – Serra gaúcha, Campos de Cima da Serra e Fronteira Sul – a vinícola terá as primeiras uvas provenientes de 108 hectares, de um total de 700 hectares de terras adquiridas em Santana do Livramento. Estima-se que totalizem 200 toneladas de Chardonnay e Pinot Noir, a serem utilizadas principalmente para a elaboração de espumantes, aproveitando o terroir da Fronteira-Oeste.


Números da safra


Previsão da colheita no Brasil: 650 a 700 milhões de quilos de uva
Uva plantada no RS: 1 bilhão de quilos
Excedente: 100 milhões de quilos no RS
Previsão da colheita em Bento Gonçalves, Monte Belo, Santa Tereza e Pinto Bandeira: 200 milhões de quilos

Excedente: 1 milhão de quilos

Vinho estocado no RS: 300 milhões de litros
Projeção: 680 milhões de litros de suco consumidos em 2012
Valor do quilo: R$ 0,57
Mercado nacional: 80% de vinhos finos estrangeiros

FONTE: www.jornalsemario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário