sábado, 26 de janeiro de 2013


Soja - Desenvolvimento das lavouras na região de Ijuí agrada 

Para que as expectativas se confirmem, não pode faltar chuva na região
Para que as expectativas se confirmem, não pode faltar chuva na região
Para a safra 2012/2013, a Cotrijui possui em torno de  408 mil hectares de área plantada de soja, e a expectativa de colheita se mantém na média de 45 sacas/hectare. Se esses números se confirmarem, representa a recuperação dos produtores que não colheram na safra anterior, devido à forte estiagem que atingiu o Estado. A informação é do o engenheiro agronômo da Cotrijui, Jaime Lorenzoni.

Todas as unidades agropecuárias da Cotrijui elaboraram um relatório técnico sobre a situação das lavouras de soja na região de abrangência da cooperativa: "Que compreende uma área de, mais ou menos, 408 mil hectares de soja, estando 100% plantado, e seu desenvolvimento pode ser considerado satisfatório. Estamos com 35% da área em desenvolvimento vegetativo, em torno de 55% na fase de floração e uns 5% da soja já se encontra na fase da granação", informa Lorenzoni.
Se o desenvolvimento seguir no mesmo ritmo, "a expectativa de colheita ainda se mantém em  uma produção média de 45 sacas/hectare", segundo Lorenzoni. “Claro que para isso a gente ainda depende das condições climáticas. Nos últimos dias o sol tem apertado, e a gente sabe que para a soja, nesse período, seria interessante as chuvas mais frequentes,  porque ela se encontra na fase de reprodução, portanto há uma demanda maior de água, por parte da planta, por isso, talvez,  se não chover nos próximos dias pode acarretar um pouco de dano", explica.
O engenheiro estima que se as expectativas de colheita se confirmarem, os produtores poderão recuperar os prejuízos causados na última safra de soja: "Se conseguirmos fechar em toda a área de ação da Cotrijui uma média de 45 sacas/hectare, é considerada uma safra muito boa, a média histórica da região deve fechar em 35 sacas/hectare. Estamos com uma expectativa bem acima devido ao bom desenvolvimento inicial que a soja teve. Claro que essa confirmação depende das condições climáticas. Não pode faltar chuva", afirma.
FONTE: http://www.jmijui.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário