sábado, 19 de janeiro de 2013

Safra de maçã do Rio Grande do Sul deve ser 10% menor em 2013

Apesar da baixa, perspectivas de comercialização são otimistas


Maior produtor de maçã do país, o município de Vacaria, no Rio Grande do Sul, se prepara para o início da colheita da fruta a partir da próxima semana. No ano passado, o Estado colheu 483 mil toneladas. Para esta safra, é esperada uma quebra de 10% em relação ao último ano.

— Uma geada tardia atingiu pomares. Além disso, a Fuji, que representa 30% da produção no Estado, está bastante manchada. Em alguns lugares, ela vai ter uma produção menor — explica o presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Leandro Bortoluz.

Mas como a qualidade e o calibre das frutas devem ser maiores, os produtores acreditam que a fruta terá uma boa colocação no mercado. As expectativas são otimistas, inclusive, para o mercado externo, já que outros países produtores tiveram quebra maior do que a prevista para o Brasil nesta safra.

Bortoluz também destaca que, a partir deste ano, o governo federal passou a determinar que uma parte do valor para o seguro agrícola seja destinado à cultura da maçã, o que facilita a obtenção do benefício pelos agricultores.


Fonte: RÁDIO GAÚCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário