sábado, 26 de janeiro de 2013


Programa Irrigando a Agricultura Familiar leva água à região de Arroio do Meio


Programa Irrigando a Agricultura Familiar leva água à região de Arroio do Meio

Atividades simples como tomar um copo d´água ao acordar, lavar a louça após o meio-dia e tomar uma ducha antes de dormir já não preocupam mais os moradores da comunidade quilombola Vovô Teobaldo, de São Roque, no município de Arroio do Meio. Isso porque o local foi beneficiado com a perfuração de um poço artesiano que viabilizou a ampliação da rede de água para os moradores, através do programa Irrigando a Agricultura Familiar, do Governo do Estado. Na quinta-feira (24), o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, visitou o local. De acordo com Pavan, as demandas das comunidades é que definem a importância das obras. "Muitas vezes uma obra que não é tão grande, como uma ponte ou estrada, acaba tendo menor visibilidade, mas para os moradores beneficiários é a obra mais importante do Governo", comentou o secretário. Sobre o tema da irrigação, Pavan fez questão de ressaltar que essa é uma prioridade constante, não apenas em épocas de estiagem: "Não devemos pensar em irrigação somente em períodos de estiagem, pois ela atua como uma tecnologia que possibilita a ampliação da produção", salientou Pavan, antes de agradecer e elogiar a mobilização de toda a comunidade quilombola. 
Com um histórico de muitas dificuldades devido às ausências de itens básicos, como a água, a comunidade espera por dias melhores. Para a presidenta da Associação Comunitária Vovô Teobaldo, Loni Maria da Silva, trata-se de uma nova etapa: "Agradecemos ao Governo pela parceria. O fato de agora possuirmos água significa o renascimento da comunidade, que poderá trabalhar melhor e viver mais dignamente", comentou. A médio prazo, está prevista a destinação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) à comunidade, visando qualificar o sistema produtivo. 

Arroio Grande 
O secretário Pavan também esteve na propriedade do agricultor Astor Klaus, em Arroio Grande, onde foi construído um dos 25 açudes viabilizados pelo programa Irrigando a Agricultura Familiar, executado pela SDR. As ações foram desenvolvidas em parceria com a Prefeitura Municipal e a Emater/RS-Ascar. Klaus valorizou a execução dos programas realizados pelo Governo. "Algumas vezes essas questões de políticas públicas eu prefiro ver para crer, mas aqui de fato estou vendo", brincou o agricultor. 
No total, foram construídos quatro poços artesianos em Arroio do Meio, e mais 25 microaçudes, que beneficiarão aproximadamente 400 famílias. 

Irrigando a Agricultura Familiar 
O Programa Irrigando a Agricultura Familiar da SDR tem o objetivo de construir estruturas que melhorem o armazenamento de água para o abastecimento humano e animal e para a irrigação nos estabelecimentos rurais de base familiar, nos assentamentos e nas comunidades indígenas e quilombolas. Aptos ao programa, os beneficiários que possuam declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), que desenvolvam atividades produtivas e que participem de programas de capacitação. Informações podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar ou no site www.sdr.rs.gov.br, no link do programa. 

FONTE: www.agrolink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário