quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Municípios gaúchos se unem para formar Território da Produção


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participou, neste sábado (20), da instalação do Pré-Território Rural da Produção, que abrangerá 17 municípios do Rio Grande do Sul. O ato ocorreu durante a 5ª edição da Feira da Uva e Agroindústria Familiar, que segue até o dia 20, no município gaúcho de Sarandi, na Avenida Expedicionário (Centro) 

De acordo com o delegado federal do MDA no estado, Marcos Regelin, a demanda da instalação de um território é antiga. “A discussão da criação do Território foi construída a partir de uma demanda das organizações dos agricultores familiares. É uma região que trabalha muito com cereais, grãos e leite e eles mesmos optaram por esse nome”, revelou. “Queríamos fazer essa divulgação durante a feira por ser uma atividade que dialoga diretamente com a agricultura familiar”, acrescentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sarandi, Nova Boa Vista e Barra Funda (Sintraf), Márcio Luiz Cassel.

Durante a instalação do Pré-Território Rural da Produção, foi anunciada, também, a constituição de um fórum constante de discussão e um cronograma de encontros para a construção de um plano regional de desenvolvimento da agricultura familiar. “A política territorial do MDA tem sido importante para todos os nossos municípios territorializados, isso nos permite interiorizar melhor as políticas públicas do governo federal. Os municípios buscam a sua inclusão no programa de territorialidade, para que possamos ter um fórum constante de discussão de desenvolvimento em nossa região. Por isso, é importante a instalação desses territórios”, destacou o delegado.

Os municípios que farão parte do Pré-Território da Produção são Palmeira das Missões, Sarandi, Pontão, Chapada, Barra Funda, Almirante Tamandaré, Nova Boa Vista, Ronda Alta, Coqueiros do Sul, Santa Bárbara do Sul, Passo Fundo, Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Rondinha, Coxilha, Novo Barreiro e Mato Castelhano.

FONTE: 
http://www.portaldoagronegocio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário