sábado, 26 de janeiro de 2013

Federações pedem mudança no ICMS do feijão
Farsul e Fetag entregaram ao governador Tarso Genro pedido de concessão de crédito presumido em relação às operações interestaduais com feijão, de forma que a carga tributária resulte no percentual de 1%. Assim, para as operações tributadas a 12%, o crédito corresponde a 91,667% e para as operações tributadas a 7%, o crédito corresponde a 85,714%.

O pedido foi feito levando em conta a forte redução da área plantada com feijão no Estado nos últimos anos, que no entendimento das federações é consequência , em grande parte, do desequilíbrio no tratamento tributário na aplicação de alíquotas de ICMS sobre o grão entre os estados na região sul do Brasil, o que alijou a produção gaúcha do mercado nacional.
Outro argumento é a ínfima arrecadação de ICMS pelo governo do Estado, resultante de operações interestaduais de feijão, uma vez que estas praticamente deixaram de ocorrer desde que Santa Catarina e Paraná passaram a praticar uma política tributária agressiva sobre o produto, ou seja, a atual alíquota de 7% passou a ser aplicada sobre valor próximo a zero.
A argumentação adverte ainda que a vulnerabilidade de abastecimento interno de feijão está afetando a estabilidade dos preços do produto para a população gaúcha.

FONTE: www.sulrural.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário