sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Clima e tecnologia garantem produtividade alta
As chuvas bem distribuídas e a aproximação da safra deixam sojicultores animados, projetando uma boa média de produção por hectare
Tudo aponta para uma boa safra de soja este ano. Lavouras bem formadas, o uso de tecnologias no campo, associadas ao clima, criam expectativas positivas dentro das porteiras agrícolas. É nos próximos 40 dias que o potencial de produtividade se confirma. O produtor rural de Carazinho, Valdir Ahlert trabalha com projeções bem otimistas, quando comparadas com o resultado da safra passada que foi seriamente prejudicada pela pouca chuva. O sojicultor acredita ser possível obter média geral até acima das 60 sacas por hectare. A quantidade já fica acima das previsões da maioria dos agricultores que estão esperando fechar com uma média na casa das 55 sacas por hectare.
Técnicos ligados a produção do grão preferem ser mais cautelosos divulgando que a região deverá segurar uma safra com 50 sacas por hectare. O volume final para baixo é explicado pelas áreas que deverão ter produtividade abaixo do esperado, principalmente, nas propriedades onde os investimentos tecnológicos foram mais moderados. “As lavouras têm pela frente, quem sabe, as seis semanas mais importantes para uma safra cheia. Esperamos que o clima permaneça favorável, a exemplo do registrado durante o mês de dezembro”, disse o agricultor. Faltando ainda um tempo considerável para o início da safra os números são colocados apenas como projeções. Os cálculos têm com base um acumulado de aproximadamente 250 milímetros de chuvas bem distribuídas, ou seja, pelo menos uma boa precipitação pluviométrica a cada sete dias.
Clima favorável
De acordo com o técnico agrícola da Cooperativa dos Agricultores de Chapada, Rafael Oppelt, uma vez confirmado um clima favorável, até o final do próximo mês, os sojicultores farão uma boa safra. “Não há dúvidas de que ela será superior a ultima safra, mas provavelmente não superará a produtividade registrada na safra 2010/2011. No grão colhido em 2012 a média de produção ficou pouco acima das 30 sacas por hectare. Os produtores de soja estão se preparando para darem início à colheita ainda na primeira quinzena do mês de março, com estimativas de colherem, no mínimo, 50 sacas de soja por hectare”, comentou o técnico agrícola.

(Média de produção da soja deve ficar entre 50 e 60 sacas por hectare / )

No momento os agricultores trabalham na segunda etapa de aplicação dos fungicidas e inseticidas, que agem no controle de pragas e doenças. Em média vem sendo investido uma saca de soja por hectare pulverizado, ou seja, R$ 60,00. O técnico aponta que as lagartas estão controladas, não havendo riscos de descontrole no momento. “Para não correrem riscos de terem perdas com ataques de pragas os agricultores estão utilizando químicos preventivos que garantem até 25 dias de proteção da cultura contra ataque de pragas”, explica Oppelt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário