segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Chuvas escassas nos últimos dias começam a preocupar


Observando os dados de precipitação do INMET*, para o atual mês de janeiro (01 a 20 de janeiro de 2013), verificamos que os volumes registrados em algumas estações localizadas na metade norte do Rio Grande do Sul, principal região produtora de grãos de sequeiro no Estado, são razoáveis quando considerado o volume total do mês, no entanto, o recente período contínuo sem chuvas significativas, aproximadamente 12 dias, passa a ser preocupante, principalmente se considerarmos a previsão para os últimos dias de janeiro.

Estação de Passo Fundo - A última chuva razoável ocorreu no dia 08 de janeiro (14,2 mm), portanto, já são 12 dias sem volumes significativos, nesse intervalo, menos de 1 mm nos dias 09 e 15 de janeiro. A previsão da Climatempo** para esta semana é de tempo seco até o próximo dia 24 de janeiro, com 15 mm previstos para o dia 25 (sexta-feira). Já o Clictempo*** prevê ausência de volumes significativos (1 mm) para os próximos 10 dias. Finalmente, o CPTEC**** estima uma possibilidade de precipitação de apenas 30% para o próximo dia 25. 
Estação de Cruz Alta - A última chuva significativa ocorreu no dia 07 de janeiro (26,8 mm), portanto, são 13 dias sem volumes adequados, nesse intervalo, menos de 1 mm nos dias 17 e 18 de janeiro. A previsão da Climatempo também indica 15 mm para o próximo dia 25. Já o Clictempo tem previsão de apenas 1 mm para o dia de hoje (21) e para o dia 23. O CPTEC estima uma possibilidade de 90% para o próximo dia 25.
Estação de São Borja - A última chuva mais expressiva ocorreu no dia 05 de janeiro. Depois disso, algo próximo dos 5,0 mm nos dias 07 e 08 de janeiro, logo após, menos de 1 mm/dia entre os dias 09 e 12 de janeiro. A previsão da Climatempo também indica 15 mm para o próximo dia 25. O Clictempo prevê apenas 1 mm para o dia 22 e 2 mm para o dia 25. O CPTEC estima uma possibilidade de 90% para o próximo dia 25.

No caso da soja, a necessidade de água aumenta com o desenvolvimento da planta. O máximo é exigido durante as fases de floração e enchimento de grãos (7 a 8 mm/dia)*****. Para se obter elevadas produtividades, além de um volume adequado, é necessário uma boa distribuição das chuvas ao longo do ciclo e, por isso, este período recente de tempo seco começa a preocupar os produtores. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS, de 17 de janeiro, nesta data, aproximadamente 25% da área cultivada com soja no RS estava na fase de floração e 3% já na fase de enchimento de grãos. 

FONTES: *        http://www.inmet.gov.br;
             **      http://www.climatempo.com.br/
             ***    http://clictempo.clicrbs.com.br/
             ****  http://www.cptec.inpe.br/
             *****http://bioinfo.cnpso.embrapa.br/seca/index.php/ecofisiologia/exigencias-climaticas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário